Declaração World Youth Alliance 2012 sobre o Desenvolvimento Sustentável


Somos jovens de diversas origens étnicas, religiosas, culturais e econômicas comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Reconhecemos o desenvolvimento sustentável como uma afirmação da dignidade da pessoa. O fortalecimento da pessoa humana, caracterizado pelo crescimento físico, mental, emocional e espiritual, deve ser o ponto de partida e o fim último de todos os esforços para fazer com que o desenvolvimento seja sustentável.
Reconhecemos que os três pilares do desenvolvimento sustentável – social, econômico e ambiental – são mutuamente fortalecidos e interdependentes, tendo como centro a pessoa humana.

O desenvolvimento social necessita de uma sociedade que respeite a família como um componente essencial do desenvolvimento sustentável e que assegure que todas as necessidades fundamentais de todas as pessoas sejam satisfeitas.
Cremos que a família é a unidade básica da sociedade, dentro da qual a pessoa humana recebe uma educação fundacional enraizada no conhecimento do seu próprio valor e que tem o papel primordial de cuidar da pessoa humana para que esta alcance seu potencial máximo. Para que o desenvolvimento social seja sustentável, as necessidades fundamentais do ser humano devem ser satisfeitas, incluindo o acesso à água limpa e saneamento, nutrição, serviços básicos de saúde, moradia e educação.

O desenvolvimento sustentável depende do investimento no capital humano. Nosso maior recurso é o potencial imenso da pessoa humana. Cremos que a pessoa tem a capacidade de desenvolver o conhecimento, as habilidades e a criatividade para alcançar o desenvolvimento econômico. Cremos que o desenvolvimento econômico pode ser alcançado através da educação, do treinamento vocacional, da promoção do empreendimento, da inovação e comércio, de um maior investimento na criação de empregos e do uso mais eficiente e criativo dos recursos disponíveis. Além disso, a boa governança é imperativa para que as condições sociais, políticas, econômicas e ambientais sejam propícias ao desenvolvimento de cada pessoa. Reconhecemos a importância crítica do crescimento econômico e mantemos que a prosperidade e desenvolvimento humanos são os objetivos últimos do desenvolvimento sustentável.

Como jovens visionários, reconhecemos a existência de importantes problemas ambientais e afirmamos que as soluções devem advir das pessoas e do reconhecimento da dignidade humana. Enfatizamos a importância de medidas ambientais de longo prazo e soluções dirigidas a garantir a saúde e o bem-estar das gerações presentes e futuras. Cada um de nós possui a capacidade de melhorar nosso ambiente natural. Devido a este potencial, não vemos o crescimento populacional do mundo como uma ameaça, mas como uma oportunidade para enfrentar os desafios de um mundo em transformação, usando da inovação e da faculdade inventiva. Solidarizamo-nos com todos os povos, tanto das nações desenvolvidas como daquelas em desenvolvimento, afirmando que o manejo responsável da terra é dever de cada pessoa.

O desenvolvimento sustentável pode ser alcançado somente considerando-se a pessoa como centro de cada um dos pilares – social, econômico e ambiental – deste desenvolvimento. A defesa da dignidade da pessoa deve ser o objetivo primário do desenvolvimento sustentável e o meio pelo qual criamos um mundo sustentável.

Translation by Iara Faria, World Youth Alliance Brazil member. 

To see the video of the Declaration by Latin America members follow this link